A Roraima Energia foi autorizada a aplicar aumento tarifário médio de 27,10% para seus consumidores a partir desta terça-feira, 1º de novembro. O reajuste anual da distribuidora é um dos mais altos aprovados em 2022 pela Agência Nacional de Energia Elétrica.

O processo vai impactar em média em 26,88% os clientes atendidos em alta tensão e em 27,15% os de baixa tensão. Consumidores residenciais, especificamente, pagarão 26,59% mais caro a partir de hoje.

O principal fator de pressão sobre as tarifas da concessionária foi o crescimento das despesas com compra de energia, cuja participação no reajuste ficou em 12,56%. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica, houve aumento do ACR médio (custo médio dos contratos do ambiente regulado), que apresentou variação muito grande, principalmente em função da inclusão de custos elevados da bandeira tarifária no último ano.

A retirada dos financeiros dos 12 meses anteriores também contribuiu para elevar a tarifa, com peso de 11,92%.A empresa fornece energia para cerca de 197 mil unidades consumidoras.